A maioria das matérias relacionadas a recrutamento e seleção são relacionadas ao comportamento de candidatos em entrevistas, contendo dicas, por exemplo, para sair do óbvio nas respostas. Mas e quanto ao recrutador? O que deve ser observado na hora da entrevista? O que é relevante perguntar?
Um bom recrutamento e seleção são muito importantes independente do porte e segmento da empresa, já que é por meio desse processo que são escolhidos os profissionais mais qualificados para trabalhar em nossa empresa. Um recrutamento bem feito diminui a rotatividade da empresa e os custos de substituição de um colaborador, garantindo um atendimento qualificado e alinhado com os valores e objetivos da sua empresa.
Veja abaixo algumas dicas para que você, lojista ou empregador, realize uma contratação de sucesso.
A etapa fundamental do processo seletivo é a triagem de currículos. Pequenas empresas, por questão de tempo, acabam não dando tanta importância a essa fase, porém uma boa análise de currículo pode facilitar a encontrar os pontos fortes e os pontos a serem explorados na fase das entrevistas.
Para que essa triagem aconteça de forma eficaz é importante ter em mente qual o perfil comportamental do colaborador que você deseja contratar para a sua empresa. Por exemplo: se você tem uma loja e precisa de um balconista, é interessante que essa pessoa tenha boa comunicação, poder de persuasão e seja simpático para cativar os clientes.
Já se você está precisando de uma pessoa para trabalhar na parte contábil de sua loja, o perfil do balconista pode não ser tão interessante, pois é necessário um perfil que tenha mais facilidade com números, seja mais concentrado e não se importe em trabalhar a maior parte do dia em frente ao computador.
E se você precisa de um banhista para o seu petshop? O perfil comportamental desse candidato já é diferente daquela na função contábil, pois trabalhará diretamente com os animais. Para isso, é importante que ele tenha certa experiência em manipulação e cuidados com os pets, além de conhecimentos dentro da função proposta.
Entendeu a importância de conhecer um pouco mais sobre os perfis e desenhar os comportamentos desejados para cada vaga?
Mas o que é perfil comportamental?
Perfil comportamental é um modo de entender e identificar um conjunto de reações do futuro colaborador/candidato diante de uma situação.
Atualmente, existem várias plataformas que oferecem ferramentas de análise de perfil comportamental para apoio do RH ou do proprietário na tomada de decisão. Esses testes comportamentais permitem definir e identificar se o candidato possui os comportamentos que o empregador procura para sua empresa. Mas é possível também analisar o perfil comportamental sem uma plataforma específica.
Ter definido qual a formação, as experiências e os comportamentos esperados de um colaborador o ajudará a ser mais assertivo na escolha do candidato.
Após definido o perfil desejado e selecionados os currículos, será na fase da entrevista que você, enquanto empregador, validará as informações e comportamentos do perfil definido com as respostas dos seus candidatos.
Todo empregador deve também ter claro a missão, visão e valores do seu negócio. Esse trio auxiliará muito nas entrevistas e norteará as perguntas para encontrar a pessoa certa para sua empresa.
Co-Autora: Karine Turcato