A inteligência artificial na medicina veterinária leva à eficiência e precisão superior.
Grandes conjuntos de dados de imagens e resultados de pacientes estão sendo usados no treinamento dos software de IA para a detecção de doenças complexas com precisão crescente. Alguns sistemas de gestão de clínica empregam sistemas de IA para interpretar resultados veterinários e recomendar alternativas diagnósticas e próximos passos. Há inclusive estetoscópios operados por inteligência artificial que ajudam a identificar arritmias e outras doenças de natureza cardíaca. E esses são apenas alguns dos inúmeros usos de IA na medicina veterinária. Em suma, os veterinários podem agora recorrer à tecnologia para obter suporte para decisões clínicas confiáveis e inteligentes.
Veja como a IA pode ajudar você a praticar a medicina veterinária com maior eficiência e precisão superior.
Eficiências de atendimento em tempo real
A tecnologia avançada disponível hoje está reformulando o modo como veterinários e suas equipes trabalham, acrescentando uma eficiência valiosa e melhorando o atendimento em tempo real. Imagine um fluxo de trabalho que diminui a necessidade de identificar células por microscopia manual, automatizando todo o processo de identificação dos elementos. Com a tecnologia veterinária respaldada por IA, você obtém resultados precisos analisando amostras de seu paciente em apenas alguns minutos.
Veja o que o analisador de sedimentos urinários SediVue Dx oferece. Seu microscópio invertido e sua câmera digital de alta resolução geram imagens que são avaliadas pela IA do analisador.
O analisador informa:
- A ausência ou presença de bacilos ou cocos.
- Os tipos de células presentes: identifica hemácias, leucócitos, células epiteliais escamosas e células epiteliais não escamosas.
- Os tipos de cristais presentes: identifica oxalato de cálcio diidratado, estruvita, biurato de amônio e bilirrubina, além de cristais atípicos.
- Os tipos de cilindros presentes: identifica cilindros hialinos e não hialinos.
Além de gerar resultados rapidamente, o analisador também fornece imagens que você pode usar para instruir seus clientes. Com a redução do tempo empregado em microscopia manual, você e sua equipe dispõem de mais tempo para explicar os resultados para os clientes e tratar os pacientes.
Precisão superior na elaboração de diagnósticos
Os analisadores diagnósticos estão sendo construídos com IA que fornece percepções clínicas inigualáveis, além das suas crescentes eficiências.
Sendo um dos testes mais executados e confiáveis na medicina veterinária, o hemograma completo (HC) exige resultados fidedignos, detalhados e precisos. Com o avanço da IA e de técnicas de aprendizado de máquina, os métodos de identificação de células sanguíneas estão ficando mais rápidos e mais precisos. Algoritmos pré‑programados estão sendo usados para facilitar a identificação de padrões anormais comuns em resultados de HC.
O Analisador Hematológico ProCyte One utiliza dessa tecnologia. Sua IA usa os sensores sofisticados do analisador para detectar e avaliar informações da amostra a partir de 5 dimensões simultaneamente. Composto por 4 sensores no laser e o tempo no feixe, também chamado de “time of flight”. A partir dos dados capturados, a IA fornece então diferentes perspectivas de cada célula, permitindo a separação das populações celulares sem a interferência de fragmentos de outras células. Isso promove uma melhor caracterização de eritrócitos, leucócitos e plaquetas, fornecendo aos veterinários informações complementares quanto a anormalidades hematológicas subjacentes.
O analisador ProCyte One também avalia padrões de resultados e emite comentários para facilitar a interpretação dos dados. Esses recursos interpretativos ajudam a orientar a elaboração do diagnóstico. Por exemplo, se um paciente apresentar linfopenia, o analisador detectará o quadro e informará você.
O analisador SediVue Dx usa IA para ajudar na identificação de elementos em uma amostra de urina. Depois que sua centrífuga integrada e seu microscópio invertido preparam a amostra e obtêm imagens de alta qualidade, a inteligência do analisador entra em ação para gerar resultados abrangentes.
A biblioteca de treinamento do analisador é composta por uma coleção de mais de 350 milhões de imagens de sedimentos urinários. Usamos essas imagens para melhorar o desempenho do analisador. Com isso, quanto mais amostras você e outros veterinários analisarem, melhor será o desempenho do analisador na identificação de anomalias.
IA ajuda a reduzir erros na execução de diagnósticos na sua clínica
Conforme visto anteriormente, os benefícios da tecnologia avançada não se limitam a maneiras mais inteligentes de processar amostras de pacientes. Os analisadores inteligentes atuais são projetados para emitir alertas úteis e feedback ultra‑específico como, por exemplo, quando ocorrem erros na amostra, evitando que você precise interromper suas atividades para testar amostras novamente.
O Analisador Bioquímico Catalyst One é um exemplo de analisador que emprega essa tecnologia. Os slides que você carrega com suas amostras possuem códigos de barras individuais e o analisador contém as normas de processamento para esses códigos. O analisador identifica os códigos de barras, decodifica as instruções para seu processamento (algoritmos) e as executa. Ele sabe o tempo de exposição à luz para cada lâmina, como avaliar a intensidade de cor refletida pelas lâminas e como interpretá‑la corretamente para que você não precise fazer isso. O sistema realiza ainda várias verificações complementares.
A IA do analisador Catalyst One também trabalha em conjunto com seu sistema de captura de imagens para informar você se há algum erro de carregamento ou se ele está pronto para operar. A inteligência do sistema é capaz de verificar se o analisador dispõe de todo o material necessário para a execução do teste. Se o material estiver incompleto, ele identifica o que falta e o informa imediatamente.
A IDEXX continuará alavancando a IA para otimizar nossos analisadores in-house. À medida que a tecnologia avança, é de se esperar que seu uso se torne mais frequente. A tecnologia veterinária se tornará mais inteligente e oferecerá percepções diagnósticas cada vez mais avançadas.
E, na verdade, esses recursos inteligentes têm como objetivo beneficiar seus pacientes e sua equipe. Com os analisadores da IDEXX, você e sua equipe desfrutarão de melhores eficiências, um tempo de diagnóstico muito mais rápido e uma dose extra de precisão, para que você possa oferecer o padrão de tratamento ideal e se preparar para os próximos passos da forma mais adequada.
Fonte: IDEXX.