Afinal onde ficam os medicamentos controlados dentro da clínica Lobato???
Gente…. quem avisa amigo é
Entrar nas clínicas e hospitais veterinários de norte a sul desse país e ver frascos e ampolas de medicamentos, controlados ou não praticamente espalhados pela clínica me faz pensar em como estamos mal preparados para lidar com temas como governança hospitalar, gestão de riscos, gestão de estoques,biossegurança e relação de consumo.
Uma vez cheguei em uma clínica e em cima do balcão na recepção achei medicamentos controlados com aquela inseparável seringa espetada ,justificativa quando perguntei?
” Ih nem tinha visto..esqueci!”
Pessoal é sério, a fiscalização está cada vez mais intensa, vocês se falharem com a Portaria 344/98 vão ser equiparados a traficantes de drogas ok?
Mas qual o maior problema que vejo?
Vocês esquecem da regra básica da escrituração e segregação de controlados.
Mas calma…vamos lá!
1- Não precisa ser um ponto único… por exemplo:você pode ter a farmácia central com o estoque maior, escriturado,segregado em local de acesso controlado ( chaveado ou com acesso digital), e , ainda ter locais acessórios onde você usa com mais frequencia como internação e centro cirurgico por exemplo.
Mas lembre-se em cada um dos locais esses medicamentos controlados quando de permanência mais fixa nesses locais, e não somente durante o uso ou procedimento ,deverão obrigatoriamente ter seus espaços de guarda e não em prateleiras, e balcões com acesso libarado ok?
2- Quanto mais espaços acessórios ou ” centros de distribuição” dentro de sua clínica, tenha certeza de controlar em cada setor a escrituração referente ao uso pois terá que bater com a saída do estoque central !
3 – Use recipientes adequados para a guarda desses medicamentos ,evite caixas de papelão e isopor de distribuidoras como caixas re-utiizadas.
4- Tenha EXTREMO CONTROLE com a VALIDADE DOS MEDICAMENTOS! VOCÊ PODE SER DENUNCIADO E PRESO!
Quer saber mais sobre o tema?
Agende uma mentoria pois cada clínica, cada consultório, cada hospital…terá de acordo com seu fluxo,sua estrutura física e dna cultural-técnico ( um dia será tema de uma live)
Toda regra pode ser seguida e adaptada de forma a facilitar o seu trabalho!
A Gestão Técnica agradece!
Sergio Lobato.