BOTULISMO ALIMENTAR.

BOTULISMO ALIMENTAR.

Falamos sobre o Botulismo Infantil no último artigo! Espero que você tenha gostado!

Hoje, o assunto é o Botulismo Alimentar (ou de origem alimentar)!

 

De acordo com a WHO – World Health Organization (2024), o botulismo de origem alimentar é causado pela ingestão de alimentos contaminados com neurotoxinas potentes, produzidas pelo Clostridium botulinum.

 

Os sintomas iniciais do Botulismo Alimentar são inespecíficos, como náuseas e vômitos, dor abdominal e diarreia, que evoluem para sintomas neurológicos característicos, como visão dupla e/ou desfocada, queda das pálpebras, dificuldade em deglutir e falar, secura da boca, fadiga e falta de coordenação motora. Esses sintomas fazem com que a intoxicação botulínica inicial seja frequentemente confundida com outras doenças, como a Síndrome de Guillain-Barré, a meningite, o acidente vascular cerebral ou até mesmo overdose de opioides ou de álcool (FRANCO & LANDGRAF, 2023).

 

O botulismo de origem alimentar é uma doença séria e potencialmente fatal, podendo levar à morte em 1 dia. Sua taxa de mortalidade é estimada entre 5% e 10% (FRANCO & LANDGRAF, 2023; WHO, 2024).

 

Notou a gravidade? De acordo com o CDC – U.S. Centers for Disease Control and Prevention (2024), todas as formas de botulismo são emergências médicas! Portanto, é necessário agir rapidamente!

 

Agora que já sabemos como a doença se desenvolve e quem a causa, vamos ver as fontes comuns de Botulismo Alimentar?

Segundo o CDC (2024), fontes comuns de botulismo alimentar são alimentos caseiros que foram enlatados, conservados ou fermentados de forma inadequada.

 

A indústria alimentícia sabe da severidade da doença e, com isso, adota as boas práticas de fabricação, padrões de temperatura e tempo, acidificação, refrigeração ou congelamento, redução da atividade de água do alimento, adição de agentes conservadores e outras práticas. Ou seja, a indústria alimentícia sabe do seu compromisso com a Segurança de Alimentos para evitar essa doença e outros perigos à saúde dos consumidores!

 

Por falar em Segurança de Alimentos, que tal sabermos um pouco mais sobre ela no nosso próximo artigo?

 

Por enquanto, conto com vocês na divulgação do conhecimento sobre o Botulismo de Origem Alimentar!

 

Um abraço e até nosso próximo artigo!

 

Juliana Pampana Nicolau.

Juliana Pampana

Médica Veterinária, Mestre e Doutora em Ciência Animal, Docente, Consultora em Segurança dos Alimentos, Treinadora e Palestrante para Indústrias de Alimentos.