Como ser Gestor e Médico(a) Veterinário(a) ao mesmo tempo?

Como ser Gestor e Médico(a) Veterinário(a) ao mesmo tempo?

Com a transformação acelerada do Mercado Veterinário nos últimos 20 anos, os profissionais da área se encontram presos em um momento de transição que parece não ter fim, o momento onde precisam se visualizar como profissionais da área médica e proprietários de estabelecimentos que geram empregos, renda e prestam serviços devidamente fiscalizados por vários órgãos de fiscalização.

Nasce o dilema!

Gestor x Veterinário, afinal quem sou eu?

Com o crescimento do mercado de prestação de serviços médicos veterinários, como resultado direto do aumento abusivo n a oferta indiscriminada de cursos de Medicina Veterinária no Brasil, a competição em níveis quantitativos torna-se um problema que reflete em seu perfil qualititativo.

Vamos explicar?

Com a maior oferta não diferenciada , com muitos profissionais ofertando o mesmo serviço , que aos olhos da sociedade são percebidos de forma homogênea , ou seja, todos tem o mesmo valor e logo a mesma percepção de preço, percepção esta estimulada pela competição por preço que é um grave problema na classe.

Logo como fugir desse circulo vicioso onde ao trabalhar no nível da guerra de preços, os padrões de qualidade e segurança do ato médico veterinário caem vertiginosamente colocando em risco a carreira e seus negócios?

Sendo Gestor!

Assumindo que buscar alternativas à essa situação de desvalorização é o caminho mais seguro em um momento de transição da própria percepção do que é a Medicina Veterinária como Negócio e como Profissão.

Sendo Gestor o profissional devem antes de mais nada se ver como o responsável por assumir todos os aspectos e atividades que em um primeiro momento , não parecem ser Medicina Veterinária mas que regulam a mesma em todos os pontos mais críticos a saber:

– Legislação

– Gestão Técnica

– Gestão de Pessoas

– Estratégias Comerciais

Nesses pontos é importante que o profissional saiba que há uma interação muito estreita com ferramentas técnicas e jurídicas que dizem o que você pode, deve ou não tem permissão para fazer dentro da Medicina Veterinária.

Ser gestor torna-se parte integrante de um processo de transformação do perfil do Médico Veterinário pois é essa gestão que garantirá a execução do ato médico veterinário com segurança, diferenciação e com um alta percepção de valor!

E ainda hoje surgem as primeiras carreiras especificas dentro do segmento, o Diretor Clínico e o Diretor Técnico , mostrando todo o potencial de transformação e crescimento dentro do universo da gestão veterinária!

PENSE NISSO!

Sergio Lobato.

Sergio Lobato

Médico veterinário, pós graduado, docente, consultor, palestrante, assessor em Gestão técnica e Presidente da AbgtVet.