Gestão sem rodeio.

Não me recordo quando a última vez que participei de uma festa de peão?
Sabadão, surgi a oportunidade de alguns veterinários, evidentemente sem afazeres, de ir assistir um show na cidade vizinha.
No caminho, mas já deslumbrado com o tamanho do evento, imaginei o quão grandioso foi o desafio para uma pessoa mergulhar em um sono de organizar e realizar um espetáculo deste porte.
Inevitavelmente, associei este sono ao sonho de diversos veterinários de empreender e iniciar uma laboriosa empreitada, muitas vezes sem conseguir prever o tamanho do desafio e da responsabilidade.
Li um artigo recente que dizia, ser empresário é ter uma profissão, ser empreendedor é ter uma paixão.
Um empresário que não esteja apaixonado pelo o que faz, nunca teria feito um evento daquele, mas para um empreendedor, o céu é o limite.
Agora, e sem muito “rodeio”, vamos ver quão aliciantes são os bastidores para iniciar ou melhorar nossa encantadora profissão.
Ressalto ao neófito que, independentemente do tamanho da clínica e ou dos serviços, sempre planejaremos um espetáculo, e não ou simples rodeio, aproveitando para fazer uma analogia.
Antes de iniciar um planejamento empreendedor, tanto em um estabelecimento já montado ou um que ainda encontra se em planejamento, é imperioso que estude aspectos bases do mercado e da região.
Definir em que você irá se diferenciar e ou destacar é imprescindível, vamos sugerir alguns figurinos:
Você pode conseguir expressividade como:
– Especializar se em uma área que esteja carecendo naquela cidade, seja por sua ausência ou pela demanda.
– Estender horários de atendimento para melhor assistir os clientes.
– Trazer máquinas e equipamentos inovadores.
– Métodos de atendimento diferenciado, oferecer uma experiência ao clientes!
– Evidenciar o controle de qualidade e empatia no “pós venda”
– Oferecer uma estrutura que te diferencie.
– Criar uma imagem da empresa que lhe deixe cada vez mais forte, por exemplo, participando dos eventos sociais e ou filantrópicos da cidade.
– Buscar parcerias de especialistas, ou até montar clínica de especialidades
– Porque não ser uma clínica estruturada para gatos? Ou somente gatos.
– Fornecer tudo que o tutor precisa no tratamento do paciente, ou seja, o cliente ter a sensação da facilidade.
– Um boa área de acesso e de estacionamento.
– Contratar um influencer.
– Clinica de internação para socorrer as demais clínicas, não fazendo atendimento direto ao cliente.
São poucos exemplos, de muitos outros, que podem fazer total diferença, mesmo você conseguindo realizar somente um deles!
Indubitavelmente, cursos, artigos e o network são chaves mestres para se abrir ao mercado.
Assim, de forma inversamente proporcional, quanto mais sapiência absorver, menor será o número erros e frustrações. Existem caminhos infecundos que os mais experientes e ou estudiosos te norteiam a arremeter, antes de pousar em um terreno que levará a um caminho desastroso.
Lembre, para se destacar, tem que sair um pouco “fora da caixinha “, interpretado por muitos como louco.
Precisa acreditar no seu negócio, na sua ideia. As grandes empresas surgiram de ideias que pareciam em um primeiro momento surreais, loucura, sem propósito, mas, o protagonista acreditou e defendeu aquela ideia, muitas vezes transformaram o mundo e a maneira como a sociedade vive hoje.
Acredite em você, não tenha medo, seja apaixonado e positivo e vai transformar seu rodeio em um inesquecível mega espetáculo!
Giovani Araujo.