EM QUAL LUGAR DO PÉ APOIAR OS ESTRIBOS?
Essa é uma dúvida bem recorrente dos meus alunos e seguidores. Alguns dizem que colocar o pé inteiro é melhor, pois dá mais confiança e estabilidade. Outros dizem que é perigoso essa prática e que devemos colocar as pontas dos dedos.
Ninguém melhor que a Biomecânica do Centauro para explicar um pouco para nós o que é mais efetivo para o cavaleiro.
Não sei se você sabia, mas seu pé tem um ponto de equilíbrio. Montar com os pés no seu ponto de equilíbrio proporciona um melhor controle da perna e flexibilidade no tornozelo.
O ponto de equilíbrio é aquele que descarregamos nosso peso quando estamos na meia ponta. (famoso gordinho do pé)
Por isso usar as pontas dos dedos acaba não sendo efetivo, pois não conseguimos a mesma estabilidade do que usar o gordinho do pé.
“Ok, mas e se eu quiser mesmo assim enfiar os pés dentro do estribo?” Quando enfiamos os pés dentro dos estribos temos a falsa sensação de conforto e confiança, o problema é que o meio do nosso pé não foi feito para sustentar o nosso peso, e sim, absorver impactos.
No meio do pé existe uma estrutura chamada de Aponeurose Plantar. Ela é como uma rede, dentre uma das suas funções ela absorve o impacto na hora de andar. Esta estrutura não foi feita para sustentação de peso e principalmente para apoiar o estribo. Se tensionada em excesso poderá causar lesões e dores na região. Além disso, enfiar os pés no estribo faz com que você perca uma articulação importantíssima para montar: o tornozelo.
Conta para mim aqui, você monta com o pé enfiado no estribo, ou no gordinho do pé? Você sente dor nos pés?
Mayara Verde.