O consentimento do cliente…posso falar?

O consentimento do cliente…posso falar?
Creio que é claro que obter o consentimento do ciente para procedimentos é essencial para a realização prática médica veterinária.
Vejo muitos colegas esquecendo que o tal do consentimento envolve a necessidade de uma compreensão de duas vias.
Estamos esquecendo que o(a) veterinário(a) é responsável por informar ao cliente 4 pontos básicos:
– as expectativas de resultados, custos envolvidos, duração do tratamento e os riscos envolvidos nos tratamentos e procedimentos propostos.
E um ponto que esquecemos é que o cliente também deve deixar claro( e devemos registrar) que eles entenderam a informação que foi transmitida, que suas dúvidas foram solucionadas e que eles aceitam ou discordam do tratamento propostos, decidindo seguir com a relação de consumo ou não!!
E onde deve estar registrada toda essa informação ? Isso mesmo…no PRONTUÁRIO!
Em breve vou trazer para vocês um check list do Consentimento pela Gestão Técnica!
Mas só se este post atingir pelo menos 50 “ EU QUERO” nos comentários!!
Sergio Lobato.

Sergio Lobato

Médico veterinário, pós graduado, docente, consultor, palestrante, assessor em Gestão técnica e Presidente da AbgtVet.