O médico veterinário não possui a maior taxa de suicídio no Brasil.

O médico veterinário não possui a maior taxa de suicídio no Brasil.

No Brasil não temos um banco de dados sobre taxas de suicídio completo o suficiente para poder comprovar um dado como este.

Além de não podermos afirmar que o médico veterinário é o profissional que possui a maior taxa, não se sabe qual é o profissional, ou os profissionais que ocupam os primeiros lugares.

Infelizmente há alguns anos iniciou a divulgação desta informação que é falsa e, além disso, não é dessa forma que se aborda esta temática. Este formato é sensacionalista e vai totalmente contra o modo indicado de falar sobre o assunto.

Ressalto, esta informação se dissipou e é embasada em mera hipótese, não existe pesquisa ou dados que a comprovem.
E, antes que alguém diga que existe uma pesquisa que traz esta informação, eu pergunto, você leu a pesquisa? Porque eu li e, lhe digo, a pesquisa foi publicada? É uma pesquisa de qualidade? Possui referências?

E já respondo estas perguntas: NÃO!

Pesquisa é coisa séria! Precisamos filtrar o que lemos, buscar outras fontes, buscar referências… só quem atua na área da pesquisa sabe o quanto precisamos nos dedicar a qualidade, veracidade e, cuidado com o que pesquisamos e comprovamos.

Então, estou aqui para pedir que me ajudem a desmentir esta notícia!
“Mas, Bianca, o suicídio não é algo que acontece na veterinária?”

Sim, na veterinária e em várias outras profissões.
Não estou dizendo que não é um assunto importante e, nem que não deva ser falado sobre e tomadas devidas providências a respeito.

Mas, não se pode sair por aí divulgando uma informação desta, a qual mesmo que fosse verdadeira, não seria desta forma o modo correto de abordar o tema!

Bianca Gresele.

Bianca Gresele

Psicóloga, docente, pós graduada, Msc. e Doutoranda em Psicologia Clinica, Presidente da Ekõa Vet e Speaker MSD.