o uso de medicamentos OFF LABEL na medicina veterinária … COMO ESTAMOS?

o uso de medicamentos OFF LABEL na medicina veterinária … COMO ESTAMOS?
Vamos começar lembrando que a fabricação e comercialização de medicamentos em território brasileiro é necessária a homologação e registro de tais produtos por agência regulamentadora, neste caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o MAPA no caso de medicamentos veterinários.
Entende-se o uso off label do medicamento, ou seja, o uso não aprovado, que não consta da bula. O uso off label de um medicamento é feito por conta e risco do médico que o prescreve, e pode eventualmente vir a caracterizar um erro médico,e compromete a segurança do paciente
Como agir então ? Como registrar um tratamento de um paciente em prontuário criando provas de que você usou por sua própria conta e risco uma medicação?
“ Ah mas a promotora do laboratório disse que pode!”
Ela sustentará isso em juízo ou o jurídico do laboratório vai apresentar a bula como sua defesa ?
“ Mas Lobato ,será que assim não impedimos a ciência de evoluir desacreditando estudos de colegas com as bases em questão?”
Claro que não, a Gestão Técnica só recomenda que você crie todo um arsenal de proteção para chegar ao uso do medicamento dessa forma, como autorizações, preparo de um dossiê técnico, termos de consentimento muito bem escritos assinados pelos clientes
E que a classe discuta mais sobre isso em fóruns e eventos para que tenhamos uma orientação mais clara e mais e mais colegas saibam como agir não é mesmo?
Sergio Lobato.

Sergio Lobato

Médico veterinário, pós graduado, docente, consultor, palestrante, assessor em Gestão técnica e Presidente da AbgtVet.