O que você precisa saber sobre os Testes em Animais.
🐁O sofrimento dos animais em laboratório ou instituições de ensino não começa apenas nas mãos do pesquisador. As condições de manutenção desses animais são degradantes👇🏼
Eles vivem em ambientes estéreis (que não oferecem nenhum tipo de conforto ou diversão, apenas comida e água), com restrição de espaço e restrição comportamental. Os animais jamais tem acesso à luz solar e são impedidos de sair das jaulas/caixas por toda sua vida. Não possuem sequer um local adequado para descanso/esconderijo.
💉Os procedimentos a que são submetidos são uma fonte de sofrimento físico e psicológico exponencial (possuem diferentes graus de invasividade – a escala no Brasil vai do 1 ao 4, quanto mais baixa a gradação, menor o sofrimento envolvido). Quanto maior o sofrimento, menor o nível de bem-estar.
Ex: Experimentos envolvendo observação – grau 1. Experimentos de toxicidade ocular e dermal, que provocam dor aguda – grau 4. Expressão proposital de doenças – grau 5
⚠️E, apesar de tanto sofrimento, a eficiência dos experimentos com animais é altamente questionável!
Em um artigo publicado no The Journal of the American Medical Association, os pesquisadores afirmam que os tratamentos médicos desenvolvidos em animais raramente são traduzidos para os humanos.
👉🏼De acordo com o ex-Diretor do Instituto Nacional do Câncer, Dr. Richard Klausner, “Há décadas curamos ratos do câncer e isso simplesmente não funcionou em humanos”.
Essa conclusão foi confirmada pelo ex-diretor do National Institutes of Health (NIH), Dr. Elias Zerhouni, que reconheceu que fazer experimentos em animais tem sido um atraso. “Deixamos de estudar as doenças humanas em humanos… Precisamos redirecionar e adaptar novas metodologias para uso em humanos para entender a biologia das doenças em humanos” (PETA).
É certo que mais nenhum animal precisa sofrer para obtenção de avanços científicos! 🐇🩸Porém, enquanto não existem leis que proíbem essa prática absurda e cruel, temos o papel de nos posicionar contra o uso de animais na pesquisa e sempre optar por produtos NÃO TESTADOS EM ANIMAIS!
Giovana Poker.