Os melhores do All Around e Super Horse do 33º Congresso.

Os melhores do All Around e Super Horse do 33º Congresso.

Brentan Figueiredo Ferraz

A ‘briga’ pelo título da Amador do All Around foi decidida por diferença de apenas 0,5 pontos. No Super Horse deu Hott Feather.

Os Prêmios Especiais All Around e Super Horse, criados pela ABQM em 2012, tornaram-se mais um grande atrativo para os quartistas participantes do Congresso Brasileiro e o do Campeonato Nacional.

“O All Around é um prêmio especial destinado aos animais que mais pontuam nas provas destinadas aos conjuntos (cavalo e cavaleiro) inscritos nas Classes Amador e Jovem. Já em relação ao Super Horse, a premiação é destinada exclusivamente ao cavalo, seja ele inteiro ou castrado, bem como ser for uma fêmea. Será considerado o vitorioso ou vitoriosa aquele animal que conseguir o maior número de pontos no evento”, informou Henrique Campana, responsável pelo Departamento de Esportes da ABQM. Como regra, ele informa que para fazer jus aos dois prêmios, tanto os animais quanto os conjuntos deverão ser inscritos em no mínimo três provas de dois grupos diferentes de modalidades.

E no recente Congresso Brasileiro ocorrido de 10 a 21 de abril no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), os nomes do All Around, da classe Amador, tiveram três animais castrados. O vencedor foi Romance Billion, filho de Billion Dollar Chex e Jeitosa Ken Pep (Kenbeyourbuddy), montado por Otávio Brentan de Figueiredo Ferraz, da cidade de Mendonça, interior paulista. O conjunto somou 51 pontos nas seguintes modalidades: Laço em Dupla e no Western Pleasure, pela Amador (19 anos ou mais e na categoria Castrado), no Working Cow Horse e na Rédeas – Amador (Sênior e Castrado). Palomino da criação e propriedade de Paulo de Figueiredo Ferraz.

Double Blue Agae com Martha Helena Madeira Herweg
Na segunda colocação, com diferença de apenas 0,5 pontos para o vencedor, ficou o conjunto formado por Double Blue Agae (Shady Blue x Gallery Agae, por Rodopio SKR) e a competidora bauruense Martha Helena Madeira Herweg. Os 50,5 pontos foram obtidos através das competições de Cinco Tambores, Performance Halter, Ranch Sorting, Seis Balizas e Team Penning. Animal da criação e propriedade de Henrique Herweg.

Jiu Jitsu Renascença com Marcela Beatriz Bulman
Ficou na terceira posição, com 27,5 pontos, o alazão Jiu Jitsu Renascença (Trouble Coudy EK x Notícia Wrangler RT, por Rocket Wrangler), conduzido por suja proprietária, Marcela Beatriz Bulman, moradora em Curitiba (PR). Animal da criação de Ivanira T. G. M. Gomes de Pinheiro. O conjunto atingiu a pontuação competindo nas modalidades: Maneabilidade e Velocidade, Performance Halter, Seis Balizas e Três Tambores.

 

Jovens disputam o título do All Around nas mesmas modalidades

 

Os três conjuntos mais bem pontuados que estiveram em busca do prêmio All Around de Jovens correram em grupos com modalidades diferentes: Ranch Sorting, Team Penning e Três Tambores.

Thunder Boy Smart com Diego Aberto Ferreira dos Santos
E quem levou a melhor foi Diego Aberto Ferreira dos Santos, de Cajuru (SP), com o cavalo castrado Thunder Boy Smart (Thundercat x Rey Blue Eyes LN, por Somebody Smart), de sua propriedade. Este animal criado por Clara Coutinho Stephan somou 19 pontos obtidos assim: Team Penning (Jovem 18 ou menos e pela Castrado), além dos Três Tambores (Jovem C – 15 a 18 anos).

Miss Hight Browlena com Eros Furlan de Matteo
Já na segunda posição, cravando 10,5 pontos, aparece o conjunto formado por Eros Furlan de Matteo, da cidade de Rio Claro (SP), montando a alazã Miss Hight Browlena, filha de Cat Fortune e Bela Cat Olena 2I (Pepto Ruby Cat). Essa pontuação foi conquistada nas provas dos Cinco Tambores e no Team Penning, na categoria de 18 anos ou menos. Animal pertencente a Sérgio José de Matteo Neto e da criação de Isabela Amaral Coimbra Prata.

Apple Bee Duehickey com Diego Santos
Diego Santos voltou em cena novamente ficando na terceira colocação, conduzindo outro animal de sua propriedade, a égua Apple Bee Duehickey (Smokin Duehickey x All Bee Bars, por All Dog Bars). Eles tiveram oito pontos também no Team Penning e nos Três Tambores. Alazã da criação de Maria Valentina Alves Lelis Gregório.

 

Hott Feather foi o ‘Super Horse’ do Congresso

Hott Feather com Bruno Florencio de Oliveira
O título do Super Horse é destinado exclusivamente para os animais inscritos na Classe Aberta que somarem o maior número de pontos, também através das inscrições em três modalidades contidas em dois grupos diferentes de provas. E o grande premiado foi o cavalo castrado Hott Feather, filho de Cats Red Feather e Hott Pistol (Spots Hot), que totalizou 39 pontos pelas categorias Juvenil e Castrado, através das seguintes modalidades: Ranch Sorting, Team Penning e Working Cow Horse. Alazão de propriedade de Bruno Florêncio de Oliveira, da cidade de Franca, interior paulista, e da criação de Haroldo de Araújo Pessoa Sobrinho.

Já no segundo lugar ficou o macho, importado, Blue Silver Pistol (Metallic Cat x Silver Pepto Pistol, por Peptoboonsmal), com 24 pontos, pertencente a Sérgio José de Matteo Neto, de Rio Claro (SP).

Always Dual Pepto SZ com Carlos Alberto Sá Grise
E com 20 pontos, o animal que ficou na terceira posição foi a égua Always Dual Pepto SZ (Son Ofa Jay x Miss Dual Pepto, por Peptoboonsmal). Essa alazã tem como proprietário Carlos Alberto Sá Grise, de Ouro Preto (MG).

 

Por: Abdalla Jorge Abib
Fotos: Hugo Lemes e Miguel Oliveira

Fonte: Portal ABQM.

Dr. Fabio Stevanato

Médico Veterinário, Empresário e Escritor - CEO e Autor ImpulsoVet.