Quando faço “coisas” de cachorro, sou mais feliz.
A conexão que temos atualmente com os animais de estimação é enorme, mas quando esquecemos que eles são de outra espécie, de forma inconsciente, inibimos a expressão das necessidades biológicas dos nossos amigos de jornada, gerando alterações comportamentais, dependência emocional e até doenças físicas, já que suas emoções não são positivas.
Podemos trazer o conceito de SAÚDE estipulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para os nossos animais de estimação, onde esta diz: “SAÚDE NÃO É AUSÊNCIA DE DOENÇAS E SIM UM ESTADO COMPLETO DE BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL”.
Trazendo o exemplo dos cães, o bem -estar emocional está presente quando eles tem brincadeiras de cachorro (se sujam, exploram lugares mais perto da natureza como grama e terra) e quando interagem com outros animais da sua própria espécie.
Quando eles não se expressam dentro das suas necessidades biológicas, dizemos que existe a humanização. Vou listar algumas coisas que pode indicar que seu amigo de jornada está humanizado e isto pode impactar na saúde dele:
– Você, como tutor, tem receio que adoeçam caso fiquem em creches ou ambientes abertos.
– Ele não consegue ficar sozinho em casa.
– Você não consegue deixá-lo em casa sozinho por pequenos períodos.
– Você não viaja e deixa de se divertir para ficar com seu Pet.
– Você SEMPRE prefere ficar com seus animais de estimação do que com amigos ou sair com seus familiares.
– O seu animal é a coisa mais importante da sua vida, estando acima até da sua família.
– Pequenos conflitos domésticos ocorrem na sua casa por você colocar seu animal acima das necessidades da sua família.
Crescemos e nos desenvolvemos, como seres humanos, quando AMAMOS e CUIDAMOS dos nossos animais, mas quando existe HUMANIZAÇÃO, um CONVITE para que você se olhe mais profundamente é feito. Quando entramos nesta dinâmica com eles, tem algo a ser visto e ressignificado dentro de nós. Aspectos inconscientes devem vir à tona para que suas preocupações se dissolvem e exista leveza na sua relação com eles. Você se identificou com quantas frases acima e com qual intensidade?
Ednilse Galego.