“TA NO CONTRATO?”

“TA NO CONTRATO?”

Quem aqui já me escutou contando sobre aquele momento lindo e divertido que acontece quando eu estou dentro da clínica de vocês e peço os termos de vocês…. ai a resposta que mais “amo” surge rapidamente:
” Tá no sistema!”
Aí eu respiro…. e pergunto…e os contratos de prestação de serviços?
tu tu tu tu tu tu tu tu tu tu tu tu tu tu tu tu tu,….

Meu São Xiquinho! Ajudai essas crianças a entender que salvar todos os bichinhos do mundo faz parte de um mundo um pouco menos romântico que é o da PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS!

Repete comigo : Todo ato médico veterinário prestado a um cliente configura uma relação de consumo , e como tal está sujeita às regras previstas no Código de Defesa do Consumidor!

Então resumindo… você tem que deixar clara as regras do jogo, ou seja, como são os procedimentos de pagamento, procedimentos como acesso aos pacientes, os procedimentos operacionais de cada setor e como o cliente se relaciona com eles, determinar o que é oferecido em cada procedimento para os pacientes, ou seja, você deve deixar claro para o cliente tudo o que será feito , como será feito do ponto de vista operacional-administrativo-financeiro.

Termo é uma coisa….Contrato é outro….é assim que eu entendo…

Um fala sobre o procedimento ou ato em si…
Outro sobre as condições para tal no ponto de vista de consumo….

Sei que existem pessoas que misturam os dois assuntos no mesmo documento, mas eu sinceramente acho uma miscelânia sem fim e só contribui para que mais e mais veterinários não entendam de uma vez por todas que temos uma atividade profissional que deve ser …profissional!

Converse com o seu jurídico, procure os perfis de direito veterinário nas mídias sociais, e PROTEJA-SE !

Sim proteja-se pois recentemente tive clientes que foram processados no PROCON por não cumprirem o que estava no contrato, ou por não serem claros com o que seria cobrado e não colocarem essa cobrança no contrato….

Como diria Dona Jura – (putz entreguei a idade)- Não é brinquedo não!!!

Sergio Lobato.

Sergio Lobato

Médico veterinário, pós graduado, docente, consultor, palestrante, assessor em Gestão técnica e Presidente da AbgtVet.