Vetnil lança anti-inflamatório para equinos com ação altamente seletiva sobre enzimas inflamatórias e com mínimos efeitos colaterais.
Apresentado ao mercado durante o 44º Potro do Futuro, da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), entre os dias 11 e 22 de outubro, em Araçatuba (SP)
Sempre em movimento, seja em competições, lida ou lazer, os cavalos estão sujeitos a situações que ocasionam reações inflamatórias e que, a longo prazo, demandam cuidados específicos que garantam a saúde e o bem-estar. Afecções de origem musculoesqueléticas ou viscerais, bem como pós-operatórios de cirurgias simples ou até mais complexas, requerem atenção cautelosa no controle da dor e inflamação. Nesse sentido, a indústria veterinária investe constantemente em modernas tecnologias para implementação de terapias adequadas, com mínimos efeitos colaterais e que colocam à disposição do Médico-Veterinário, medicamentos eficazes e seguros para tratamento da espécie.
“Esse compromisso leva a Vetnil a ampliar sua linha de medicamentos para equinos, acrescentando em seu portifólio o anti-inflamatório Firocoxib Vetnil® Gel. O medicamento possui em sua composição, a molécula Firocoxibe, sendo a primeira da classe dos coxibes a ser aprovada para uso em cavalos, conferindo alta segurança para essa espécie. O produto se mostra eficaz no controle da dor e inflamação e baixos efeitos adversos comumente observados em decorrência do uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) não seletivos”, informa Karoline Rodrigues, gerente de Desenvolvimento de Novos Produtos da Vetnil.
A segurança do novo anti-inflamatório da Vetnil se deve ao fato do Firocoxibe inibir seletivamente a COX-2, enzima com papel importante na cascata da inflamação e, consequentemente, da dor do animal. Nesse sentido, o Firocoxibe poupa a inibição da COX-1, enzima constitutiva relacionada com mecanismos fisiológicos, como produção de muco gástrico, perfusão renal e homeostase plaquetária, reduzindo os efeitos colaterais como úlceras gástricas, comumente observadas em cavalos de esporte.
“O manejo correto da dor impacta diretamente na qualidade de vida e desempenho do animal. Dessa forma, há necessidade de garantia de medicamentos com altíssima tecnologia, eficácia e segurança para o tratamento de doenças inflamatórias” afirma Karoline Rodrigues. “Temos como premissa oferecer soluções modernas e de alta qualidade, principalmente para o correto manejo da dor e inflamação, sempre contribuindo com o bem-estar da espécie”.
Fonte: Vetnil.