Vocês sabem que eu amo falar de Biomecânica do Centauro e principalmente do quadril.

Vocês sabem que eu amo falar de Biomecânica do Centauro e principalmente do quadril.

Quem me acompanha sabe o quanto priorizo que meus alunos consigam entender a consciência do seu corpo sobre o cavalo. A foto acima traduz com imagens muitas vezes o que não conseguimos entender em palavras.

Por que é tão importante montar com o quadril nivelado? Ou seja, sentado nos dois ísquios? (aqueles ossinhos que doem quando ficamos sentados em uma cadeira dura por muito tempo)

Sentado nos ísquios como a figura A, permitimos que os movimentos verticais de “sobe e desce” (passo, trote e galope) aconteçam de forma uniforme. Em consequência disso é que seu aluno consegue seguir o movimento do cavalo, e resultado: Se equilibra sem esforço e de maneira prática, sem precisar agarrar com as pernas, sem precisar segurar na sela…

Quando montamos conforme a figura B e C, bloqueamos essa movimentação “sobe e desce.” Além de quicar em ambas as posturas, elas podem gerar no seu aluno dor, comprometimentos posturais e além disso te dará muito trabalho para que ele consiga seguir e fazer os exercícios com equilíbrio.

Um posicionamento simples como esse pode prevenir vários problemas que poderiam tirar seu sono.

Agora me diga, você faz isso com seus alunos? 🤔🐴👇

 

Mayara Verde.

Mayara Verde

Fisioterapeuta, Instrutora de equitação, docente, palestrante, pós graduada (USP), Steward FEI nos Jogos Paraolímpicos 2016, CBH, licenciada ANDE Brasil, ministra cursos IMV, FP Hipismo e CP de Hipismo.