Zoológico do CIGS – Manaus – AM.

Zoológico do CIGS – Manaus – AM.

 

 

O zoológico do CIGS teve sua origem em 1967 a partir da necessidade de apresentar aos alunos do Curso de Operações na Selva, elementos da fauna e flora amazônicas importantes na formação dos guerreiros de selva, o que levava os instrutores e monitores da época a colecionarem animais em um depósito a céu aberto, localizado dentro da atual área do Zoológico.

A partir de 1969, foi aberto ao público em geral, já com o seu acervo bastante aumentado, oriundo de doações dos moradores do entorno do CIGS, passando por diversas modificações ao longo dos anos. Atualmente, ainda chamado de “Zoológico do CIGS/1967”, é parte integrante da Divisão de Veterinária, cujas instalações atuais foram inauguradas em 04 de junho de 1999, dentro da atual legislação ambiental, com recursos provenientes de um convênio firmado entre o então Ministério do Exército, Governo do Estado do Amazonas, Prefeitura de Manaus e Superintendência da Zona Franca de Manaus.

Considerado um dos principais pontos turísticos de Manaus, possui em seu acervo somente animais amazônicos brasileiros, contando atualmente com 162 animais distribuídos em 56 espécies, das quais várias estão enquadradas nas diversas categorias do IBAMA de ameaça de extinção no restante do Brasil.

 

São ainda realizados estudos sobre a fauna e a flora da região, em apoio a órgãos de pesquisa nacionais, contribuindo assim para a preservação e conservação das espécies, dentro de um plano de gestão ambiental que inclui ainda o Campo de Instrução do CIGS .
A educação ambiental se faz presente, tanto na instrução militar envolvendo recrutas e profissionais, quanto no trabalho educativo junto às escolas de ensino médio e fundamental da região metropolitana de Manaus e na área do entorno do CIGS.

O trabalho junto aos animais é desenvolvido no Hospital Veterinário, dotado em sua infraestrutura de salas de cirurgia e anestesia, radiologia, medicina interna e ambulatorial A partir de janeiro de 2009, o Zôo do CIGS passou a contar ainda com o Núcleo Avançado de Pesquisas do Instituto de Biologia do Exército (NAPIBEx), a ser estruturado em área cedida pelo CIGS para o desenvolvimento de pesquisas com agentes biológicos de interesse da Força Terrestre na Amazônia.

 

 

Horários de Funcionamento:

Terça a Sexta: 9h às 16hO0

Sábado, Domingos e Feriado: 9h às 17h

Segunda: Fechado para manutenção

Valores para entrada:

  • Integral: R$ 20,00
  • Meia: R$ 10,00
    • Estudantes;
    • Residentes do Amazonas que apresentam identidade e comprovante de residência (Incentivo a cultura).

 

  • Isentos da taxa:
  • Crianças até 12 anos (acompanhadas por adulto);
  • Pessoas acima de 60 anos;
  • Portadores de Necessidades Especiais;
  • Militares e seus dependentes (obrigatória a apresentação de identificação militar).

Fonte: Centro de Instrução de Guerra na Seva – CIGS.

Dr. Fabio Stevanato

Médico Veterinário, Empresário e Escritor - CEO e Autor ImpulsoVet.