A caça de ANIMAIS SILVESTRES NO BRASIL.

A caça de ANIMAIS SILVESTRES NO BRASIL.

🐆A caça em suas modalidades profissional e esportiva é vedada no Brasil pela Lei de Proteção à Fauna. No entanto, a caça ilegal, apesar de criminosa, tem grande incidência e o Poder Público movimenta poucos esforços para combatê-la.

❌O tráfico de fauna e seus subprodutos, tais como carne, pele e penas de animais silvestres, provoca a retirada de 38 milhões de espécimes da natureza por ano!

🐄 Além disso, a matança de animais silvestres está estritamente relacionada ao agronegócio, sendo que os grandes fazendeiros desmatam áreas de mata nativa para abertura de pasto e plantação de insumos para ração, fazendo com que os animais silvestres ingressem nas propriedades para se alimentarem do gado e dos grãos. Por isso, são tratados como “pragas” e cruelmente abatidos.

Ressalta-se que a caça “para controle populacional” é permitida pelo próprio IBAMA, sendo o Javali a única espécie que atualmente se enquadra nesta modalidade, fazendo com que os caçadores reproduzam e soltem propositalmente esses animais em diversas áreas, para justificar a aquisição de armamentos que movimenta um mercado bilionário no país.

🐗A autorização ambiental para caça de javalis, bem como o Projeto de Lei citado se mostram em absoluta contramão ao movimento mundial pela preservação ambiental e respeito aos animais, e são, em sua essência, inconstitucionais por violarem a regra de vedação à crueldade animal, prevista no art. 225, 1ª, VII CF bem como o Princípio da Proibição do Retrocesso Ecológico.

👊🏼🦜Enquanto cidadãos, temos que ficar atentos e nos posicionar contra qualquer iniciativa pública que provoque a destruição dos ecossistemas, a dizimação de espécies e o sofrimento animal.

 

Giovana Poker.

Giovana Poker

Advogada Animalista, Mestra em Direito com foco em Dignidade Animal, Pós-graduada em Direito Animal pela Universidade de Lisboa e Direito Penal pela Damásio Educacional. Educadora Animalista pela UFPR; Vice Presidente da ANAA, Diretora Administrativa e Professora do CEA; Membro consultivo da Comissão de Defesa e Proteção Animal da OAB/Niterói, Pesquisadora e Ativista em Direitos Animais.