As 5 Liberdades e a Gestão Técnica.

As 5 Liberdades e a Gestão Técnica.

Em tempos de capivara….

Bem, vamos lá….
Quem me conhece sabe que há muito tempo questiono o fato de um estudante de Medicina Veterinária passar 5 anos dentro de um ambiente dito acadêmico e chegar ao final de seu curso sem NUNCA ter ouvido falar sobre as 5 Liberdades.

Resultado disso? Uma blogueira midiática sem fundamento algum é convidada para fazer parte de uma frente parlamentar de proteção animal e nenhum veterinário – que eu juro que acreditava ser a profissão mais qualificada para tratar sobre o tema – é sequer lembrado para compor a mesma.

Na Gestão Técnica entendo que nossa função de educar através do estímulo aos comportamentos baseados em legislação vigente e no conceito do Bem Estar Animal.

E quando mencionamos ferramentas como a Resolução 1069 do CFMV como um apoio ao trabalho do RT no que diz respeito à exposição e guarda de animais de todos os grupos taxonômicos em estabelecimentos veterinários.
E pensar que quando foi publicada pessoas ligadas a ONGS publicaram nas redes > ” Vencemos! O CFMV proibiu vendas de animais em petshops!” WTF???
Pior foi ver médicos veterinários replicando isso.. vergonha alheia de quem sequer leu a RES , que em nenhum momento fala sobre proibição de vendas de animais….melnorem coleguinhas …apenas melhorem…

A Gestão Técnica tem como missão criar mecanismos que garantam o bem estar animal , uma missão difícil pois enfrentamos questões culturais, erros de conceituação, falhas de processos, ausência de formação básica sobre o tema e superficialidade em opiniões que viram verdade pois são publicadas não nas publicações cientíticas mas em depoimentos narcisistas-midiáticos nas mídias sociais.

Começar criando a discussão sobre as 5 Liberdades ainda no ambiente acadêmico, pode ser o primeiro passo….e depois aprofundar em tantos outros temas que hoje são ” direito de fala” de qualquer um , mas não da classe….e que versam sobre o Bem Estar Animal como um todo.

Sergio Lobato.

Sergio Lobato

Médico veterinário, pós graduado, docente, consultor, palestrante, assessor em Gestão técnica e Presidente da AbgtVet.