Deveres dos Tutores de Animais em Condomínios.
Em um vídeo anterior, eu expliquei sobre as regras condominiais abusivas, ou seja, aquelas que impõe obrigações e impedimentos excessivos aos tutores de animais.
🐾Neste post, vamos falar sobre algumas regras que são plausíveis e seu cumprimento pode ser exigido pelos síndicos, afinal, todos os moradores de um condomínio possuem direitos e obrigações, não seria diferente com os tutores de animais:
👉🏼 Apresentação de carteira de vacinação e comprovante de vermifugação do animal anualmente – tais documentos podem ser exigidos como forma de preservar a saúde dos demais moradores humanos e animais.
👉🏼 Proibição de circulação de animais desacompanhados dos tutores nas áreas comuns (com exceção dos animais comunitários) – essa medida evita fugas e atropelamentos, sendo que os passeios devem ocorrer de forma supervisionada e com uso de guia.
👉🏼 Obrigatoriedade de recolher as necessidades do animal nas áreas comuns, devendo os tutores contribuir com limpeza dos ambientes coletivos.
👉🏼 Proibição de latidos EXCESSIVOS, com aplicação notificação e multa aos tutores – os latidos serão excessivos quando ocorrerem por horas consecutivas, diariamente e no período noturno. Geralmente o excesso de latidos está relacionado ao stress do animal, sendo que o tutor precisa tomar medidas para assegurar que ele brinque, gaste energia e receba carinho o suficiente, minimizando os latidos e garantindo seu bem-estar.
🏢Agora que você já sabe as obrigações dos tutores de animais em condomínio, compartilhe com aqueles que você conhece!
Giovana Poker.