NÃO COLOQUE OS OMBROS PARA TRÁS!
Uma das grandes causas do seu ombro vir para frente é a cabeça. A cabeça tem ligação com os ombros através da nuca. Se a sua cabeça estiver mal posicionada, seus ombros estarão também. Vou te dizer que há outra parte do seu corpo que também faz com que seu ombro vá para frente na hora de montar.
E por que quero tanto que você saiba o porquê disso? Porque esse ato é mais comum do que você imagina. Uma boa porcentagem da população mantém hábitos errados na postura corporal. É difícil achar alguém que não tenha esse padrão, e na hora de montar é um ladrão do equilíbrio.
Quando o ombro vai para frente, saímos do nosso centro de gravidade, nosso abdômen contrai e jogamos inconscientemente o tronco para frente. Por isso o meu ímpeto é mostrar outras causas para que tenhamos consciência da mudança.
O outro motivo dos seus ombros irem para a frente é justamente o seu quadril rodar para frente. Ou seja, quando sentamos no “gordinho do bumbum” ao invés dos ísquios.
Uma coisa que devemos entender é que quem suporta os ombros é o quadril. Se olharmos um esqueleto, os ombros ficam presos na caixa torácica e esta, por sua vez, fica presa na coluna vertebral que é sustentada pelo quadril. Resultado: se seu quadril estiver mal posicionado, naturalmente seu ombro também estará.
Grande parte dos cavaleiros e amazonas tentam jogar o ombro para trás com a ideia que isso vai solucionar os problemas dos ombros, porém a solução é reversa! Quando jogamos os ombros para trás temos que fazer mais força que o normal, ou seja, nossos músculos trabalharão mais ainda e iremos contrair estruturas que deveriam trabalhar soltas para seguir o movimento do cavalo. Uma das estratégias para melhorar este padrão é pensar nas suas costelas. Coloque as mãos abaixo do seio e inspire levantado as costelas. Você pode tentar inspirar o ar. Quando inspiramos naturalmente a costela levanta e naturalmente conseguimos ajustar nossos ombros no lugar sem fazer nenhuma tensão.
Mayara Verde.